DICAS DE CULTURA

Depois da Bossa Milton Nascimento aposta no Jazz

Um ano depois de ter sido lançado em Paris, chega ao Brasil o CD de Milton Nascimento, um dos mais reconhecidos músicos brasileiros, em parceria com os irmãos sopristas franceses Lionel e Stéphane Belmondo. O trabalho leva o nome Milton Nascimento & Belmondo.

O disco, cujas músicas foram gravadas antes mesmo do último CD de Milton, Novas Bossas, é o primeiro trabalho “inteiro” de Bituca com o jazz. Entretanto, um sobrevôo sobre a sua longa carreira mostra que a  relação com o jazz não é algo novo para o músico, sendo um marco dessa relação a parceria com jazzista americano Herbie Hancock, nos anos 80.

Neste CD com os irmãos Belmondo são feitas novas leituras de clássicos da musicografia de Milton Nascimento, como Travessia e Ponta de Areia, ou outras não menos conhecidas como Nada Será como Antes. Para quem acha que a releitura pode significar apenas mais uma reedição das músicas de Bituca, que não lança um inédito desde 2002, há que ter em conta todo o trabalho musical, com recurso inclusive a orquestra sinfônica.