DICAS DE CULTURA

José Mindlin: o colecionador de livros


Autor de duas obras, No Mundo dos Livros  e A vida entre os livros , José Mindlin é conhecido, entretanto, por ser o maior bibliógrafo do Brasil.

Os cálculos desse apaixonado por livros, de 95 anos de idade, dão contra de mais de 40 mil títulos em sua coleção, entre eles alguns com mais de 500 anos.

Para conseguir um acervo tão amplo e de qualidade, o empresário não se limitou a ir a livrarias. Buscas de anos nos sebos ajudaram-no, também, a manter a sua grande paixão, ao lado da mulher, Guita, que se especializou na Europa para trabalhar na conservação de tão grande acervo.

Eleito para a Academia Brasileira de Letras em 2006, José Mindlin revela, nos dois livros que escreveu, detalhes desse seu amor pelos livros, quer sejam eles de autores brasileiros ou estrangeiros, quer sejam literatura, poesia ou filosofia. Isto porque, segundo Mindlin, “a leitura dá, à vida, um sentido espiritual, abrindo horizontes e estimulando, ao mesmo tempo, a imaginação e o sonho”.

 Mindlin destaca, ainda, num dos seus livros, o poder de transformação que a leitura opera nas pessoas. Isto porque, segundo ele, “quem lê reivindica.”

Fonte:jbonline.terra.com.br