INFO BRASIL

Informações para os estudantes selecionados para o Brasil

Os estudantes selecionados para seguirem o curso superior no Brasil, no quadro da cooperação entre Brasília  e  a Cidade da Praia no setor da educação, devem procurar informar-se sobre a vida no Brasil antes de viajar.

O cumprimento dos requisitos, em termos de documentação, para seguir o ensino superior no Brasil e o visto de estudante garantido, não são, por si sós, suficientes para o aluno garantir o sucesso da sua chegada e estadia no Brasil. É preciso, antes de deixar Cabo Verde, ter informações claras.

É aconselhável chegar ao Brasil com o contato de um estudante ou de uma pessoa que, não sendo conhecida, possa ajudar. Isto dá segurança emocional, algo muito importante quando se chega a um país desconhecido.

Um outro dado importante é ter em conta, ao chegar ao Brasil, dos horários dos vôos internos, para evitar o constrangimento e o prejuízo da perda de um vôo. E, ao sair do aeroporto, preferir sempre, quando for usar um táxi, procurar uma empresa credenciada no aeroporto.

Relativamente à moeda estrangeira que levar, as principais capitais possuem casas de câmbio onde é seguro trocar o dinheiro, havendo bancos – particularmente o Banco do Brasil – onde se presta, igualmente, esse serviço.

Importante, também, não andar sem documentos. Mas prefira uma cópia do documento original, para proteger-se contra o risco de perdê-los, o que dificulta a vida num país estrangeiro, mesmo havendo no Brasil uma embaixada de Cabo Verde que está credenciada para resolver esse tipo de problema.

Procure, logo que chegar, fazer o seu registro na Polícia Federal da cidade onde for morar ou na cidade mais próxima. Esta é a forma de legalizar a sua estadia no Brasil como cidadão estrangeiro o que permite, por exemplo, que possa abrir uma conta no banco, que tenha acesso a crédito, entre outros.

Para a sua segurança, procure conhecer bem o lugar onde vive para se arriscar em aventuras, principalmente de braços abertos. Se é verdade que o Brasil recebe quem chega de braços abertos, também é verdade que vai depender bastante de você o sucesso da sua estadia e dos seus estudos nesse país.