ACONTECEU

Mulheres cabo-verdianas aprendem culinária brasileira

Um grupo formado por 15 mulheres cabo-verdianas, a maioria ligada a ONG's, participou do Amostra Panorama da Mesa Brasileira.

A amostra traduziu-se numa formação intensiva de 33 horas, período durante o qual as participantes aprenderam cerca de duas dezenas de pratos brasileiros, entre entradas, pratos principais e sobremesas.

Tão importante quanto isto, as participantes aprenderam, igualmente, a higienização dos alimentos, com base nas condições particulares de Cabo Verde, de limitação de água, e a apresentação dos pratos, tendo sido desafiadas, no último dia, a criar entradas com as sobras de ingredientes da formação.

Importante, também, foi a sensibilização das mulheres para o aproveitamento de sobras de alimentos, como cascas,restos de frango e de peixe na confecção de outros pratos.

A formação foi dada por Kátia Najara, da Bahia, que vem desenvolvendo, ao longo dos últimos anos, um trabalho de destaque a nível da culinária e da decoração; trabalho esse que pode ser visto no site rainhasdolar.com.

Nas fotos abaixo uma pequena mostra do trabalho das aprendizes crioulas.