PERFIL

O Que Fazemos

O Centro Cultural Brasil-Cabo Verde, tendo como objetivo maior promover a língua portuguesa, que une povos de 8 países, promove, igualmente, os vários aspectos da cultura, tanto do Brasil quanto de Cabo Verde.

Falar em promoção da língua portuguesa e da cultura significa ter um campo alargado de atuação, visto que a cultura manifesta-se de diversas formas, desde a escrita, à pintura, passando pelo audiovisual ou a linguagem corporal. É tendo em conta essa realidade que do programa do Centro de Estudos Brasileiros (CEB) na Praia vão constar atividades como oficinas de cinema e de teatro, curso de língua portuguesa, apresentações de músicos brasileiros, sempre que possível em parceria com artistas cabo-verdianos.

O CEB pretende, com essas atividades, ser uma opção cultural na capital cabo-verdiana para um público alargado, de crianças a pessoas da terceira idade, tanto em iniciativas pontuais ou na sua programação quotidiana.

E no que se refere a atividades quotidianas, disponibilizamos ao público, diariamente, uma sala de Internet e uma biblioteca, com acesso sem custos e apoio de um técnico da instituição. Semanalmente teremos, também, sessões de cinema para adultos e crianças.

O Centro pretende, igualmente, organizar oficinas frequentes, voltadas para as áreas mais diversas, estando aberto a sugestões do nosso público relativamente a um tema de interesse que poderemos transformar numa oficina.

Entretanto, a menina dos nossos olhos vai ser a Língua Portuguesa. Nessa matéria teremos cursos voltados para estrangeiros, curso de melhoria do desempenho em língua portuguesa para adolescentes e adultos, técnicas de redação para diferentes faixas etárias e literatura brasileira com abordagem, também, da literatura cabo-verdiana.