ACONTECEU

Brincoleiros levam crianças para um mundo de fantasia

O grupo de teatro de marionetes, Brincoleiros, do Ceará, criou um mundo de fantasia, durante uma semana, na cidade da Praia

O grupo, formado por quatro elementos, esteve uma semana na cidade da Praia, a convite do CCB-CV, onde ministrou uma oficina de construçao de marionetes e fez duas apresentações da peça O intrépido Anãmiri: uma fantástica aventura. O seu trabalho, mistura de movimento, luz e som, faz com que os bonecos - Anãmiri, Mestre, bruxa, cobra, sapo e morcego, ganhem vida, transportando crianças e adultos para um mundo de fantasia.

Diante do seu trabalho, apresentado na Auditório do CCB-CV e depois na Praça do Papa, um espaço aberto na capital, houve quem dissesse ter sido "o espetáculo mais belo alguma vez apresentado na cidade". Um espetáculo que, para além do aspecto visual, tem uma grande vertente pedagógica, integrando as crianças presentes no desenrrolar da trama - os desafios de Anãmiri para reconquistar os poderes que achava que tinha perdido - e revelando o que é possível quando acreditamos em nós mesmos.

Além disto, a própria filosofia do grupo, de construir os seus bonecos com base em material de desperdício, isto num país de ecossistema frágil, é de grande valor para o público. Trabalho esse que é destacado por um dos elementos dos Brincoleiros - Cristiano Castro - no final da apresentação de cada espetáculo, com forma de sensibilizar o público para a reciclagem.

Terminado o trabalho, os Brincoleiros deixaram em Cabo Verde um grupo de jovens que aprenderam parte da técnica de trabalho com os marionetes e que querem seguir essa vertente.