INFO BRASIL

Brasília em Bodas de Ouro

A capital brasileira comemora esta quarta-feira, 21, 50 anos de vida.

Brasília, cidade considerada como a maior contribuição dada pelo Brasil à arquitetura no século XX, e por isso Patrimônio Cultural da Humanidade, comemora os seus 50 anos. Para tal uma série de atividades estão rpevistas ao longo deste ano, sendo as atividades centrais desta quarta-feira, 21, o ponto alto das comemorações.

Construída para abrigar 600 mil habitantes, essa verdadeira obra de arte de Oscar Niemeyer e Lúcio Costa, tem hoje quase três milhões de pessoas, o que cinlui uma significativa população estrangeira que trabalha nas 90 embaixadas e representações diplomáticas.

O projeto foi realizado na administração do Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, para substituir a anterior capital, Rio de Janeiro. Além disso, e  nas palavras do então Presidente, pretendia-se levar o desenvolvimento para o Planalto Central do Brasil. A cidade foi inaugurada a 21 de Abril de 1960. Cumpria-se, assim, uma determinação expressa na Constituição da República, de 1891, na qual um dispositivo previa a mudança da Capital Federal do Rio de Janeiro para o interior do país.

"Para fazer a transferência simbólica da capital do Rio para Brasília, Juscelino fechou solenemente os portões do Palácio do Catete, então transformado em Museu da República, às 9 da manhã do dia 21 de Abril de 1960, ao que a multidão reagiu com aplausos. A cidade da Brasília foi fundada no mesmo dia e mês em que se lembra a execução de Joaquim José da Silva Xavier, líder da Inconfidência Mineira, e a fundação de Roma".

Fonte:www.portugaldigital.com.br