CURSOS E OFICINAS

Cursos de Língua Portuguesa para estrangeiro

O Centro Cultural Brasil-Cabo Verde oferece, durante o ano escolar, cursos de língua portuguesa para estrangeiros que se encontram em diferentes níveis de conhecimento da referida lingua.

Os cursos são divididos em:

  • Nível I - Introduz o aluno na língua portuguesa, sendo divido em duas fases: Básico 1, que apresenta ao aluno o alfabeto em língua portuguesa e o leva a resolver problemas de comunicação no quotidiano. No Básico 2 aprofunda-se o que foi aprendido na fase anterior, com enriquecimento do vocabulário e dos tempos verbais.
  • Nível II – Põe o aluno em contato com questões mais complexas e temas mais específicos do quotidiano, com abordagens do mundo das finanças, mercado de trabalho, problemas de família, entre outros. É, igualmente, dividido em duas fases: Elementar I e II.
  • Nível III – Exige do aluno destreza na fala e na escrita. Para tal são disponibilizados ao aluno recursos áudio - visuais. Neste nível as aulas são desenvolvidas com base em acompanhamento de reportagens, filmes, havendo uma grande aposta na escrita de textos com características – informativo – narrativas – descritivo. Este nível é, igualmente, dividido em duas fases: Pré-Elementar e Elementar.


Cada fase do ensino e aprendizagem de língua portuguesa segue um calendário de três meses, dispondo os alunos de uma apostila de exercícios e recursos áudio-visuais.

No caso de crianças ainda não alfabetizadas em sua língua materna, o processo de ensino e aprendizagem é feito com base em jogos pedagógicos.

Custo: Cada fase de três meses tem um custo de 5000 escudos

Professores: Afrosina Neves, Elaine Azevedo, Jessica Sousa e Marco Paulo Silva