ACONTECEU

FPS lidera pesquisas na Sala Multimédia

 O CCB- CV organizou um inquérito rápido, circunscrito à Sala Multimédia, para apurar qual das áreas de conhecimento é mais pesquisada por parte dos visitantes que demandam  o referido espaço. A disciplina de Formação Pessoal e Social lidera as pesquisas.

De acordo com o inquérito efectuado de 29 de Abril a 13 de Maio, excluindo sexta-feira de manhã que é reservada à manutenção, no universo de 104 visitantes por dia, totalizando 928 visitantes durante duas semanas, a disciplina FPS (Formação Pessoal e Social) recolhe 97 pontos. Segue-se a ela Ciências Integradas, com  42 pontos, e Língua Portuguesa, com 34.

Para a realização do inquérito fez-se uma listagem de todas as disciplinas do ensino secundário e algumas do ensino superior. Os dados mostram que as áreas de  Direito, Antropologia, Química e Agronomia não recolheram nem um ponto.

 Ao que se pôde concluir, da conversa com os utentes da sala multimédia,  a liderança do FPS se deve a uma procura intensa por parte dos alunos da Escola Secundária Abílio Duarte, que aproveitam da pouca distância entre o Centro e a escola para fazer investigação e tirar partido sobretudo do acesso gratuito à Internet. Esses alunos lideram, de forma clara, a procura dos serviços do Centro.

 Os pontos respeitantes a cada domínio alvo do inquérito:

 Homem Ambiente: 3 pontos, Inglês 5 pontos, Português 34, História 3, Química 0, Sociologia 6, Psicologia 6, Economia 3, Antropologia 0, Direito 0, Biologia 5, Educação Física 6,FPS 97, EVT 1,Engenharia 1, Gestão Informática 1,Arte(sentido geral) 5, Francês 5, Música 9, Informática 1, Física 2, Ciências Políticas 3, Agronomia 0, Ciências Integradas 42, Cultura Cabo-verdiana 13, Filosofia 4, Estudos Científicso 4, Ciências Naturais 3, Astrologia 1, Investigação Opcional 1, Matemática 1, Zoologia 1, Tecnologia 1 e consulta de email com apenas 13 pontos.

                                     José Luiz Furtado Monteiro –  estagiário de Jornalismo