INFO BRASIL

Plantão gramatical chega do Rio de Janeiro

Já está publicada a lei que cria o Plantão Gramatical de Língua Portuguesa no Rio de Janeiro.

O Telegramática, de autoria do deputado estadual Coronel Jairo (PSC), prevê o atendimento através de uma linha telefônica, por uma equipe composta de oito professores, que se revezarão em dois turmos diários. As perguntas poderão ser feitas de segunda a sexta. O serviço ainda não está funcionando e o número do Telegramática ainda não foi divulgado.

Com a lei, a população do Rio passará a contar com um serviço que esclarece dúvidas sobre a língua portuguesa envolvendo ortografia, acentuação, concordância, regência e morfologia.

De acordo com a Alerj, o plantão gramatical funcionará sob a responsabilidade da Secretaria de Educação, que poderá assinar convênio com instituições públicas ou privadas para implantar o sistema. O serviço deverá contar com um número telefônico exclusivo, para garantir o anonimato do usuário.

O serviço segue o modelo de Fortaleza, onde o atendimento funciona com sucesso há 30 anos, com uma equipe de profissionais que atende o público diariamente das 8h às 18h. Há plantões gramaticais por telefone também em Curitiba, Brasília, Jundiaí e Londrina.

In: O Globo