DICAS DE CULTURA

A tradição da festa junina

A tradição da Festa Junina no Brasil terá sido importada de países católicos da Europa, onde até hoje o dia de São João é celebrado. O próprio nome da festa, que também é comemorada nos dias de Santo Antônio e São Pedro, deve-se a São João.

Quem levou a tradição para o Brasil foram os portugueses, que mesclaram o que era comum, em termos de celebração, no seu próprio país, com costumes de outras paragens por onde andaram, incluindo a China, de onde vieram os fogos de artifício, tão utilizados naquele país.

Sendo uma mistura de culturas, a Festa Junina também recebe influência da França, de onde vêm as marcações e ordens de dança da quadrilha, que no nordeste reúne multidões.Paralelamente a isso, a cultura indígena do Brasil e dos vários povos que chegaram ao país acabaram por integrar os festejos juninos, que hoje têm características particulares em diferentes regiões do país.

No nordeste brasileiro as festas juninas, mais que uma manifestação cultural por excelência, são dos mais importantes produtos turísticos e, logo, económicos, da região. Elas hoje determinam o calendário de férias de um número crescente de brasileiros e movimentação dos políticos da região.  O seu poder é tamanho que político que não aparece em festa junina da sua região corre o risco de não ser reeleito.