ACONTECEU

Amor de Deus vence Campeonato Municipal de Literatura

Depois de cinco meses de disputa entre as escolas secundárias da Praia, chegou ao fim o Campeonato Municipal de Literatura. A Escola Secundária Amor de Deus é a vencedora desta primeira edição.

 

Iniciativa do Centro Cultural Brasil-Cabo Verde com a parceria da Praia FM- Rádio Kultura, o campeonato arrancou em Fevereiro, com o tema literatura cabo-verdiana, que colocou frente a frente duas escolas secundárias.

       

 

Nos meses seguintes, e até Maio, estiveram em concurso as literaturas angolana, moçambicana e portuguesa. Nessas edições apurou-se os quatro finalistas, as escolas Amor de Deus, Abilio Duarte, Cônego Jacinto e Manuel Lopes, que disputaram o primeiro lugar com o tema literatura brasileira.

Numa iniciativa inédita, os conteúdos de cada edição foram estruturados em forma de programas radiofónicos e transmitidos semanalmente, e em horários diferentes, para aumentar o leque de ouvintes, pela Rádio Kultura.

Aos participantes, escolhidos pelos professores de língua portuguesa entre os alunos do 11º ano de Humanística, eram, ainda, entregues resenhas impressas com os conteúdos dos programas.

A conquista do primeiro lugar pela escola Amor de Deus traduziu-se num prêmio de equipamentos informáticos para a escola (computador e impressora multi-uso). As escolas classificadas em segundo e terceiro lugares também receberam prêmios, igualmente como todos os alunos participantes.

No final do concurso saiu, também, o comprometimento do CCB-CV de organizar os conteúdos dos programas transformando-os em material didático a ser entregue às escolas.