DICAS DE CULTURA

Culinária: Tutu de Feijão

O Tutu de feijão, também denominado Tutu, é uma iguaria de feijão cozido misturado a vários outros ingredientes, sendo mais comum a farinha de mandioca, toucinho frito, alho e pimenta, dentre outros.

Tutudefeijao1O Tutu de feijão, também denominado Tutu, é uma iguaria de feijão cozido misturado a vários outros ingredientes, sendo mais comum a farinha de mandioca, toucinho frito, alho e pimenta, dentre outros. Quando pronto sua consistência se assemelha a do angu de fubá.

A história do Tutu está ligada a rota dos antigos tropeiros é um prato típico da culinária Mineira, mas também encontrado em diversos outros Estados, inclusive com outros nomes.No Estado de São Paulo, o tutu é conhecido como Virado Paulista.

Ingredientes

2  xícaras (chá) de feijão cozido
2  xícaras (chá) de farinha de mandioca
1  xícara (chá) de torresmo em pedaços
1  xícara (chá) de sobra de carne de vaca
1  xícara (chá) de mandioca cozida cortada em pedaços
2  ovos picados
Pimentão verde e vermelho picados à gosto
2  dentes de alho
1  cebola picada
Meia xícara (chá) de óleo

Modo de fazer

Cozinhe o feijão e coe tirando o caldo e reserve. Depois frite o alho e a cebola no óleo, coloque a carne, o pimentão, a mandioca e deixe refogar um pouco. Em seguida  coloque o feijão, torresmo, salsinha e cebolinha, deixe refogar mais um pouco. Misture a farinha de mandioca, sal, pimenta e os ovos misture bem. Retire do fogo e esta pronto pra servir.