DESTAQUES

Prêmios para melhores alunos de língua portuguesa

Os dez melhores alunos do curso de Língua Portuguesa do Centro Cultural Brasil-Cabo Verde, no ano letivo passado, recebem prêmio pelo seu desempenho.

O Centro Cultural Brasil – Cabo Verde (CCBCV) realizou a 12 de março de 2014 cerimônia de entrega de prêmios aos dez melhores alunos do ano passado. Entre eles, cinco presidiários da Cadeia de São Martinho – cabo-verdianos que cresceram nos Estados Unidos, sem familiaridade com a língua portuguesa, que, juntamente com 27 outros detentos com as mesmas características, participaram do Projeto Integração em Língua Portuguesa, dentro da prisão. Além desses, foram premiados três de 22 imigrantes carentes da Guiné-Bissau, que se alfabetizaram em apenas três meses de curso regular de língua portuguesa oferecido pelo CCBCV.

 A cerimônia contou com a presença do Embaixador do Brasil, João Inácio Padilha, do Cônsul-Geral da Guiné-Bissau, Cândido Barbosa, e da Presidente da Fundação Donana, Ana Hopffer Almada, ambos parceiros do CCBCV, respectivamente, no projeto de alfabetização de imigrantes carentes e de ensino da língua portuguesa na principal penitenciária de Cabo Verde. Representantes da Associação de Imigrantes Guineenses no país estiveram presentes e agradeceram o trabalho desenvolvido pelo Centro Cultural, em especial pela sua diretora, a professora Marilene Pereira.

 A premiação – oferecida pelo Departamento Cultural do Ministério das Relações Exteriores do Brasil – consistiu em vale-compra, por cada aluno selecionado, de livros em livraria local. Entre os principais títulos escolhidos, biografias de grandes personalidades nacionais e livros sobre a História de Cabo Verde. Com esses cursos, o CCBCV confirma sua vocação de projetar-se como entidade dotada de preocupações sociais, que transcendem suas funções como centro educacional e cultural.